Correio Popular Notícia




MEDIDA CAUTELAR
Confúcio autoriza construção da Estrada Parque

Data da notícia: 19/03/2014
Foto:

(Da Redação) O Governo estadual conseguiu na Justiça autorização para a abertura da Estrada Parque, rodovia que vai tirar do isolamento os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. A autorização para o início dos trabalhos ocorreu depois que o governador Confúcio Moura conquistou o apoio da presidente Dilma Rousseff, que no último sábado esteve em Porto Velho.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140319-131.jpg[/IMG] O governo havia iniciado a abertura da Estrada Parque há cerca de dez dias, porém, por força de Medida Cautelar proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) os trabalhos foram paralisados. Ciente da importância, o governador recorreu da decisão e através de Agravo Regimental interposto pelo governo de Rondônia, o qual derrubou (no Tribunal Regional Federal/TRF em Brasília) a decisão do MPF que impedia a abertura da estrada.
Confúcio Moura anunciou em suas redes sociais a revogação da liminar em favor da construção da Estrada Parque. ?Nossos esforços em Brasília foram compensados e hoje saiu a revogação da liminar em favor da estrada-parque que irá tirar do isolamento estes dois importantes municípios. Já determinei ao Diretor Geral do DER, Lúcio Mosquini, que inicie imediatamente a construção da estrada com todos os equipamentos necessários para que a mesma fique pronta em 10 dias?, disse o governador que confirmou o deslocamento do maquinário do DER para o local onde será feita a obra.
A presidente Dilma Rousseff disse no último sábado (15), em visita a Porto Velho, que a abertura da via para a circulação de veículos pela Estrada Parque é o meio mais viável para que os municípios de Nova Mamoré e Guajará Mirim saiam do isolamento em que se encontram em decorrência da enchente do rio Madeira. Os dois municípios têm problemas para receberem suprimentos por via terrestre porque a BR-425 está interditada.
A presidente disse que decidiu vir a Porto Velho depois de receber, em Brasília, o governador Confúcio Moura e a bancada federal do estado, além dos prefeitos dos municípios atingidos pelo fenômeno. Dilma disse que a Estrada Parque é fundamental para tirar a região do isolamento e revelou que o advogado geral da União, Lúcio Adams, faria todos os esforços para viabilizar a parte jurídica que ainda emperrava a obra.

AUTORIZAÇÃO ? Segundo informações do site G1, o documento publicado que garante o prolongamento da BR-421, que vai passar por dentro do parque, não deverá atingir área indígena, conforme uma liminar que impedia qualquer obra no local. Segundo a decisão, ficou entendido que o prolongamento da BR-421 por dentro do Parque Estadual de Guajará-Mirim não deve trazer malefícios para a região de floresta.

A ESTRADA PARQUE - Com a cheia do rio Madeira, os rios da região de Nova Mamoré e Guajará-Mirim transbordaram, ocasionando a alagação de boa parte da BR-425, deixando isolados os municípios de Guajará e Mamoré. A Estrada Parque vai ligar o distrito de Nova Dimensão (a 90 km de Nova Mamoré) até o distrito de Jacinópolis, na região de Buritis, garantindo acesso até a BR-364, já em Ariquemes. Vale ressaltar que Jacinópolis pertence a Nova Mamoré, mas as duas localidades estão separadas por aproximadamente 700 km, justamente por falta da estrada de 12 km que hoje está sendo aberta. Com informações de Assessorias.

Fonte:






Noticia vista 1510 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.